terça-feira, 24 de abril de 2012


LEMBRETE AOS CONSELHEIROS DO CACS-FUNDEB DE BREJINHO.

Hoje ás dez horas da manha, no Salão de reuniões da Secretaria Municipal de Educação teremos nossa Reunião Ordinária do mês de abril, esperamos contar com a presença de todos.

Agradece

Graça Araújo – Presidente

ATA DO CONSELHO MUNICIPAL DO FUNDEB –CACS-FUNDEB – FUNDO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE BREJINHO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.
Aos vinte e oito dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e doze não houve reunião por falta de quórum, estando presente apenas a Presidente Graça Araújo, e os conselheiros: Jovino Marlos, Eliana Paulino e Maria Aparecida, na oportunidade a mesma entregou a Presidente o ofício de número dois.
Brejinho – RN, 28 de fevereiro de 2012.

CALENDÁRIO DE REUNIÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DO FUNDEB –CACS-FUNDEB – FUNDO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE BREJINHO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.
MÊS
DIA
HORA/LOCAL
Fevereiro
28
10 horas na SME
Março
27
10 horas na SME
Abril
24
10 horas na SME
Maio
29
10 horas na SME
Junho
26
10 horas na SME
Julho
31
10 horas na SME
Agosto
28
10 horas na SME
Setembro
25
10 horas na SME
Outubro
30
10 horas na SME
Novembro
27
10 horas na SME
Dezembro
26
10 horas na SME

ü  O mês de dezembro será na quarta-feira, haja visto a última terça-feira ser feriado dia de Natal.

ATA DO CONSELHO MUNICIPAL DO FUNDEB –CACS-FUNDEB – FUNDO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO9 DE BREJINHO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.
Aos vinte e cinco dias do mês de janeiro do ano de dois mil e doze ás dez horas, no salão de reunião da Secretaria Municipal de Educação, localizada a Avenida Antonio Alves Pessoa, na cidade de Brejinho, Estado do Rio Grande do Norte, estiveram reunidos os membros deste Conselho. A Presidente Graça Araújo saudou a todos e solicitou que fosse feita a leitura da ata anterior, ao que a conselheira Maria das Dores da Silveira perguntou porque não tinha acontecido a reunião do mês de novembro ao que a Presidente informou que após a leitura da ata anterior daria a resposta. Foi feita a leitura da ata anterior e aprovada pelos demais, na seqüência a Presidente informou que a reunião que tinha sido marcada para o dia 16 de novembro não aconteceu por falta de quórum, onde esteve no local, dia e hora marcado apenas a Presidente, a Vice e a Conselheira que fez a pergunta.. Pois aquele dia foi ponto facultativo no município e no Estado do Rio Grande do Norte. Logo sabemos que a falta de quórum não poderia haver reunião. A Presidente informou aos presentes que havia solicitado a presença de titulares e suplentes para que juntos pudéssemos construir o nosso calendário para as próximas reuniões deste ano e que as próximas reuniões virá os titulares e quando estes não puderem comparecer devem comunicar aos suplentes para que possam estar presentes. A mesma solicitou aos presentes que informassem o melhor dia e horário para as próximas reuniões, sugerindo que poderiam ser as quartas semanas do mês sendo a última terça-feira, ás dez horas, a conselheira Maria das Dores do Nascimento lembrou de ter meses com quatro semanas e meses com cinco semanas. Após um consenso entre todos ficou determinado que seria a última terça-feira do mês, as dez horas no salão de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, e que não seria mais necessário enviar ofícios para as próximas reuniões, pois todos já estão cientes dos dias, horário e local. A Presidente solicitou novamente a documentação dos membros deste Conselho que ainda não tinha sido entregues e informou que durante este período havia recebido a documentação da Conselheira Maria Iranete dos Prazeres Viegas e José Wellington de Melo Santos, na oportunidade as conselheiras: Edna Maria da Costa, Josileide Jerônimo Vieira Freire, Josilane Cosme de Oliveira, Maria Janaina do Nascimento e Maria Aparecida da Silva entregaram a documentação, e que a partir desta data ficaram faltando a documentação dos Consleheiros: Daniel Florêncio Modesto, Maria Rosinete Amaro (que informou por telefone a Presidente que havia entregado a Ranvarliel Sóstenes, diretor da Escola Municipal Dinarte Mariz), mas que até agora não chegou neste Conselho e Magaiver Andrade dos Santos que ainda não fez sua documentação pessoal. A Presidente falou que havia recebido um oficio de número um, da representante dos Professores solicitando cópia de Portaria de nomeação, ao que a mesma informou que estas cópias estavam prontas desde a publicação da Portaria para entregar a todos já na reunião de novembro, o que não foi possível acontecer, e que hoje ela estaria entregando a todos e lembrou a importância de ser conselheiro, e que esta Portaria pode ser anexada ao Curriculum Vitae de quem precisar. A Presidente informou que conforme tinha prometido na sua posse a partir de agora iremos estudar toda documentação legal do FUNDEB, para que possamos conhecer melhor e assim atuar com prudência e responsabilidade e que iniciaremos com nossos estudos. A Conselheira Iranete Viegas disse não ser necessário a leitura, basta apenas fazer uma explanação geral do que é CACS-FUNDEB, ao que a Presidente informou que se faz necessário sim a leitura, pois a mesma sabe que tem aqui neste conselho profissionais da educação que já conhecem a Lei, mas que tem outros profissionais e representantes de pais e alunos que não. Além de outros órgãos que não conhecem, e por este motivo se faz necessário o estudo, ao que a Presidente perguntou aos presentes se estudariam a lei e a maioria concordou que sim, e assim foi dado inicio aos estudos, sendo estes através de Data show, após o inicio as conselheiras Maria das Dores da Silveira e Maria Aparecida da Silva, que são representantes dos Professores disseram que não adianta o estudo da lei sem os documentos para irem analisando e comprovando e fazendo a comparação com alei, a Presidente disse que estudaríamos a lei e quando a documentação chegasse se necessário voltaríamos a lei novamente, pois nunca é demais estudarmos. A Conselheira Maria das Dores da Silveira perguntou a Presidente se a mesma sabia informar qual dia a documentação seria enviada pelo Poder Executivo para o Tribunal de Contas, ao que a Presidente enviasse, digo, informou que não sabia e que tinha certeza que o setor contábil estaria informando, a conselheira que fez a pergunta solicitou que a presidente enviasse oficio solicitando, pois ela queria ver toda documentação, ao que foi reforçado pela Conselheira Maria Aparecida e perguntado se os demais conselheiros não iriam falar, ao que a conselheira Edna Maria disse que concordava e os demais permaneceram calados. A conselheira Maria da s Dores questionou novamente se a Presidente iria enviar oficio, a Presidente informou que a leitura sobre os documentos era muito importante e que nós precisávamos estar estudando e que a documentação oficial na hora certa chegaria e que se for preciso enviar oficio a mesma fará, ao que alguns conselheiros foram saindo da sala, pois a leitura estava sendo atropelada sempre por perguntas sobre documentação, folhas de pagamentos, notas fiscais, ao que a Presidente informou que o Poder Executivo tem que nos enviar os relatórios e caso necessário a documentação antes de enviar ao Tribunal de Contas para parecer deste conselho, e que a mesma acr4edita e confia na competência, capacidade e responsabilidade dos gestores responsáveis pela aplicação dos recursos até que os prove o contrário, ao que a conselheira Maria das Dores da Silveira disse que não queria provar nada. As doze horas e dez minutos o conselheiro Luiz Paulino Teixeira Neto informou a hora e solicitou que também fossem determinado um horário/tempo de duração das reuniões, ao que a Presidente sugeriu que as próximas fossem entre uma hora ou uma hora e quinze minutos para não ficar tão cansativo ao que foi aceito por todos. As doze horas e dezesseis minutos não havendo mais nada a tratar a Presidente agradeceu a presença de todos e deu por encerrada esta reunião. E, para, efeitos legais, eu Luiz Paulino Teixeira Neto, secretariei e lavrei a presente ata que vai assinada por mim e pelos demais presentes a esta reunião.
Brejinho, RN, 25 de janeiro de 2012.